barcorabelo.net
Douro,

Manifesto pelo Douro
www.barcorabelo.net - pelorioabaixo@gmail.com - www.barcorabelo.no.sapo.pt
barco rabelo | blog | cartas abertas | contactos | destaques | douro blog | douro online | fórum | fotodenúncias | jogos | links | parcerias | pesquisa | sondagens
Imprimir!
04 outubro 2011

SOBRE A CRISE QUE AFECTA A REGIÃO DO DOURO

Por br

Declaração dos Párocos da zona Pastoral Douro I – Concelhos da Régua, Santa Marta de Penaguião e Mesão Frio – Sobre a Crise que afecta esta Região

Enquanto Párocos das freguesias dos concelhos da Régua, Santa Marta de Penaguião e Mesão Frio, vivemos e sentimos, com muita preocupação, os graves problemas que afectam a situação sócio-económica da grande maioria dos viticultores destes concelhos da nossa Zona Pastoral. Eis, no nosso entender, algumas das razões:

1.º - As duas Adegas Cooperativas da Régua e de Santa Marta de Penaguião – as maiores da Zona Demarcada do Douro – atravessam uma muita grave situação financeira, que não lhes tem permitido pagar aos associados as uvas que nelas depositaram. As migalhas que uma e outra pagaram ou vão pagar por ocasião das vindimas sobre a colheita de anos anteriores não chegam para as despesas das mesmas vindimas.

2.º - O cultivo das vinhas é cada vez mais caro, quer na mão de obra, quer nos produtos necessários ao cultivo, desde os adubos aos tratamentos fito-saniários.

3.º - As pessoas não têm outra alternativa para viverem. O tão badalado turismo contribui muito pouco ou quase nada para a melhoria económica da gente do Douro.

4.º - A livre concorrência no que diz respeito à comercialização e produção do vinho tem conduzido ao esmagamento do preço para os pequenos e médios produtores e ao enriquecimento dos mais fortes e poderosos que dominam o mercado.

5.º - Por todas estas razões instala-se a confusão e a divisão, a dúvida e a incerteza, a revolta e a angústia acerca do presente e do futuro. Alguns associados das Adegas vão saindo sorrateiramente destas instituições, deixando-as cada vez mais frágeis e expondo-se eles mesmos a uma situação de isolamento perigosa para o futuro.

Como poderão sobreviver as famílias com tão magros recursos? Se não se resolver o problema da produção e da comercialização do vinho, que será das pessoas nesta região? Até onde irá a sua paciência? Qual a solução? O abandono puro e simples? Que futuro para as pessoas? A emigração? Ainda maior desertificação do interior do país?

E, no entanto, todos nós sabemos que o vinho se vende (e bem!) e que há quem faça fortuna com este produto. Que se passa?

Em nome dos pequenos e médios viticultores, da sua dignidade de pessoas humanas e dos trabalhadores agrícolas que pretendem manter o seu património do qual se habituaram a viver, vimos mais uma vez pedir às instituições políticas e administrativas, ao mundo da Técnica e do Saber:

A- Uma séria e profunda análise desta situação, feita por pessoas competentes e verdadeiramente interessadas no Bem Comum.

B- Uma consequente tomada de resoluções que promova maior justiça e equidade neste campo.

C- As Adegas Cooperativas chegaram a esta situação por culpa de quem? Outras Adegas do Douro encontram-se de boa saúde e exercem normalmente e com agrado dos sócios as funções que lhes são cometidas pelos Estatutos.

Fazemos um apelo a que se proceda a um Programa de Saneamento Financeiro das Adegas em crise. Será possível? Não poderá o Ministério da Agricultura intervir, sugerindo, aconselhando e até impondo medidas para melhor e mais eficaz administração das mesmas?

D- O Estado, principal promotor do Bem Comum, não pode ser um mero espectador na livre competição entre grandes e pequenos; deverá não só ser árbitro, mas também intervir por si ou por meio de instituições intermédias, apoiando os mais fracos e desprotegidos. Não era essa a função moderadora e reguladora da Casa do Douro? Porque lhe retiraram as atribuições que tinha?

Por fim, poderão perguntar: e que têm a ver a Igreja e os padres com estes assuntos? Como homens da Igreja, «não podemos ser alheios às alegrias e esperanças, às angústias dos homens nossos irmãos; somos solidários com todo o homem e com toda a mulher de todo o lugar e todo o tempo»1, muito em especial aqueles que são de nossas paróquias e que o Senhor nos confiou; é que para nós «Jesus veio trazer a Salvação integral, que abrange o homem todo (corpo e alma) e todos os homens, abrindo-lhes os horizontes admiráveis da filiação divina»2.

Peso da Régua, 22 de Setembro de 2011
Os Párocos da Zona Pastoral Douro I da Diocese de Vila Real

De O Arrais, pág 4, Edição de 29 de Setembro de 2011





maio 2006
setembro 2006
outubro 2006
outubro 2011

PERPLEXIDADES E PREOCUPAÇÕES NA REGIÃO DO DOURO
DOURO SÓ SERÁ VIAVEL SE IMPORTAR "CÉREBROS" E ENCO...
MANIFESTO PELO DOURO





contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site
eXTReMe Tracker
Number of online users in last 3 minutes
Visitantes Únicos
Visitantes Únicos
Acessos
Acessos
Desde 03Nov07

viajes y turismo
contador web
Livro de Visitas
SpamPoison
Directory of Regional Blogs
Reacções ao BarcoRabelo.net


ForEver PEMBA

Peso da Régua, Douro, Pelo rio abaixo!...
Desenhado por eDDo CiRo - Copyright 2006*2007*2008 Manifesto pelo Douro